MATEUS E A IGREJA
Apresentamos um pequeno trecho do livro: CURSO PASTORAL SOBRE A BÍBLIA, Evangelho de Mateus, referente à Igreja, que é a menina dos olhos do evangelista. Quem quiser conhecer mais sobre a Igreja, nos escritos mateanos, encontrará nessa obra. Contato pelo e-mail: mirandajosebarbosa@hotmail.com.
4. Igreja, comunidade dos discípulos de Cristo.
Há uma identificação entre o discipulado e Jesus Cristo mais profunda que nos outros evangelhos. Essa união com a Igreja caracteriza a comunidade emergente. A Igreja é de Cristo, porque nasce e subsiste na adesão à sua pessoa. Para a Igreja, vale tudo aquilo que foi dito a respeito dos discípulos históricos entre Jesus de Nazaré e a comunidade. Eles deixaram tudo para ficar com Ele e segui-Lo.
No relato dos chamados, há duas situações diferentes que se completam. Em um momento temos a dupla Simão e André que se desligam de suas atividades: Imediatamente, deixaram as redes e foram com Ele (4,20); em seguida, a outra dupla, Tiago e João: Imediatamente, deixaram a barca e o pai e foram com Ele (4,22). Trata-se de compartilhar suas vidas com o Mestre.
A seguir, vemos diversas adesões a Jesus, formando a Igreja:
a) um mestre da Lei que abandona tudo para seguir Jesus(8,19-20);
b) outro que, acolhendo a ordem de Jesus, deixa que outros enterrem seu pai e segue Jesus (8,21-22);
c) outros deixam a família para seguir Jesus e formar Igreja (10,37);
d) seguir Jesus é ir em direção da cruz (16,21);
e) é um caminho de renúncia total para ter a salvação (16,24-25)”.
( Extraído das páginas pp.12-13 dessa obra).