MARIA, MODELO DE OBEDIÊNCIA
A obediência é a renúncia de si mesmo para servir somente a Deus.
Jesus renunciou a sua divindade para assumir a natureza humana e salvar a humanidade: “Ele tinha a condição divina..., mas esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo... humilhou-se e foi obediente até a morte (Cf. Ef 2,6-8).
Maria tinha um voto de virgindade. Na anunciação do anjo, em diálogo com ele, lhe informa isso e disse que queria cumprir esse voto. No final da conversa, em função de uma causa maior, ela obedece ao mensageiro de Deus: EU SOU A SERVA DO SENHOR, FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA.
Servir é obedecer, mesmo que seja difícil cumprir a promessa, deve ir até o fim. Não é suficiente obedecer, mas fazer tudo o que diz respeito à obediência. Depois da notícia do anjo, Maria foi servir sua parenta, idosa e grávida. Maria permaneceu com ela mais ou menos três meses, servindo-a.
Completado o tempo após o nascimento do Menino, Maria e o pai levaram-no ao templo para obedecerem aos costumes religiosos da época. E o profeta faz uma revelação surpreendente: “uma espada traspassará tua alma”. É o fruto da obediência. (cf. Lc 2, 22-35). Do encontro no templo, no final do diálogo com o Menino, voltando para casa, “era-lhe submissa”, ou seja: obediente. Aos pés da cruz, recebe e obedece a ordem do Filho de ser a Mãe da Igreja (Jo 19, 26-27).
Maria obedeceu, cumprindo o dever de mão, formando o Filho. Quando o Filho foi rejeitado pelos seus, na Galileia, ela continua com Ele em obediência à sua missão aceita na anunciação.
Como Mãe da Igreja, obedece e permanece com a Igreja.
Muda a nossa história, com o Filho nos remindo, devido a obediência de Maria.
E A NOSSA CONDUTA ESPELHADA EM MARIA:
- Obedecer à Igreja, sua doutrina, seus dirigentes: o Papa, o bispo e ao pároco.
- Obedecer ao Evangelho, conhecendo-o e anunciando-o aos outros.
- Obedecer ao que faz parte da pastoral a que servimos.
- Enfim, ter a mesma atitude de Maria: OBEDIÊNCIA.
- Quando servimos, devemos ter a atitude evangélica: “Também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: Somos servos inúteis, fizemos apenas o que deveríamos fazer” (Lc 17,10).