top of page

Ano B – Segundo Domingo do TC A VOCAÇÃO DO CRISTÃO


As leituras deste domingo nos apresentam como o Senhor chama os seus discípulos. Na primeira (1Sm 1, 3b-9.19) a Bíblia narra a vocação de Samuel, homem que já fora consagrado ao Senhor por sua mãe, Ana. O detalhe dos três chamados a Samuel nos leva às três pergunta de Jesus a Pedro: “Pedro, tu me amas”. Deus quer a confirmação da reposta ao chamado. Não pode ser qualquer resposta, tem que ser pensada e amadurecida. Ao quarto chamado vem a resposta amadurecida de Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”, ou seja: “Eis-me aqui”, quando o Senhor chamou Abraão para sacrificar Isaac. A presteza de Samuel contrasta com a má vontade de alguns. Samuel é fiel e se coloca a serviço do Senhor, servindo-o com profeta, juiz e sacerdote.

Na segunda leitura, 1Cor 6, 13c-15ª.17-20, o Apóstolo explica para os coríntios que é necessário entender o que é liberdade. E aqui ele fala com clareza sobre os desvios morais da sexualidade. O homem e a mulher são livres, mas é preciso ter o cuidado para não cair em outra escravidão, a luxúria, ou seja, orgia sexual, a idolatria do sexo. Paulo faz uma explanação sobre o corpo, e nele a dignidade sexual. Pelo batismo nos tornamos membros do Corpo de Cristo, é a perfeita união entre Cristo e os batizados. O pecado nos leva a prostituir, entregando-nos aos falsos deuses do prazer e da promiscuidade. Paulo nos lembra a nossa vocação de Templo do Espírito Santo, morada da Santíssima Trindade, penhor de nossa herança como filhos de Deus. Não pertencemos a nós mesmos, nem ao pecado. Fomos adquiridos pelo preço da morte de Cristo que nos reconciliou com o Pai.

Nessa reflexão sobre a vocação, o Evangelista João (1,35-42) mostra o caminho para encontrar Jesus. E fica muito claro que o encontro é envolvente. Olha o diálogo: “Mestre, onde moras?”. E a resposta: “Vinde e vede”. E a consequência: “Ficaram com ele naquele dia”. Este ficar é o comprometimento com o Senhor. A partir daquele momento trouxeram outros para permanecerem com Jesus. E a lista é composta pelos que serão seus futuros apóstolos. Temos os discípulos que procuram, escutam, seguem e permanecem. O conhecimento de Jesus exige uma reposta como foi e de Samuel: “Fala que teu servo escuta”. Como conhecer Jesus sem entrar em seu mistério. E onde encontro o mistério de Jesus? Estudando sobre Ele. E Onde encontro a fonte para estudá-lo? Na Sagrada Escritura.

A Bíblia é a Escola de Jesus. Devemos ser perseverantes, alunos aplicados, fazendo nossa lição, aprofundar no conhecimento de Deus para não errar o caminho da salvação. Não posso guardar minha vocação, mas testemunhá-la no mundo.

コメント


Últimas Postagens
Arquivos
bottom of page