Ano C – 3º DOMINGO DO ADVENTO - O QUE DEVEMOS FAZER? GAUDETE!
A nossa caminhada para o encontro com o Filho de Deus, que veio até nós para nos remir, nos leva ao encontro conosco e com Deus. Um germe de justiça se instaurará no fim dos tempos, e para isso devemos estar firmes e irrepreensíveis.
O profeta Sofonias (3, 14-18) nos leva a meditar sobre o juiz de Deus que já se cumpriu e abre caminho para a salvação. Como houve castigo pelas infidelidades, pelas idolatrias, pelas injustiças, a salvação é oferecida a todas as nações arrependidas. Pela conversão, a situação dos pecadores mudará completamente, dando lugar a um povo humilde e purificado por Deus. Os ímpios e tiranos cedem lugar ao Senhor, nosso Deus. Os caminhos do paraíso celeste se abrirão e todos se reunirão para alegrar-se na casa do Pai. Com o profeta Sofonias, antevemos a vitória do Cristo sobre o pecado, que se aproxima, e com ela nos alegraremos na Jerusalém celeste. Alegria! Deus está entre nós.
O Apóstolo (Fl 4,4-7) nos consola: Alegria! Deus está aqui. Digam isso a todos. Não se preocupem com os problemas do mundo, apresenta ao Senhor as suas necessidades em oração, súplicas e ação de graças. O exílio é coisa do passado. Exílio é estar longe da pátria celeste, e com a vinda de Jesus e seu Sacrifício Redentor, as portas do céu nos são abertas. Acabou o exílio. Precisamos nos apoderarmos das coisas boas do mundo que servem para a nossa santificação: “ocupai-vos de tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor”. Devemos estar abertos a tudo o que nos leva ao encontro com o Pai, ao Deus que vem a nós, no Natal, o Filho que se encarna para nos redimir. Alegria! Deus está aqui.
O evangelista Lucas (3, 10-18) nos adverte que vem um mais um poderoso do que o profeta. É necessário mudança radical de vida para receber o Messias. Então, o que devemos fazer? Que mudança deve acontecer em nossa vida? Renunciar a tudo: bens materiais, direitos adquiridos, autoritarismo, extorsões, corrupções, uso inadequado do que possui, fofocas, calúnias. Uma conversão que parte do interior, de dentro, um esvaziar-se para que Jesus encontre espaço em mim. O pai de família e a mãe aprendam a ouvir os filhos, dando-lhes espaço na administração do lar. Os filhos que assumam seu papel na família, tornando-se corresponsáveis na casa. Os patrões que sejam justos com os seus empregados. Empregados que sejam cumpridores de seus ofícios. Clero que seja leal e aberto ao seu rebanho, acolhendo-o, ouvindo-o, admoestando-o com a mansidão do Bom Pastor. Nunca podemos nos esquecer que vem o Forte, o Poderoso que batizará com o Batismo Redentor que brotará da Cruz, no Espírito Santo. É isso que devemos fazer e depois nos alegrarmos, concluindo com o anúncio da Boa Nova ao povo. Alegrai-vos porque Jesus já bate à porta e quer entrar!
Comments